Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Joana Cavalcanti.

Tão simples assim.

Joana Cavalcanti.

Tão simples assim.

#Sobre Rotina

08.05.19, Joana Cavalcanti

Rotina...algo em que me tenho desleixado bastante, mas de repente surgiu uma necessidade que veio bem aqui de dentro para criar uma. 
Algo estava a ficar bastante errado entre acordar ao 12h, outros dias às 08h30, fazer cursos em horas dispersas...não, não podia continuar assim! Foram talvez os meus tempos de rebeldia por ter trabalhado num escritório e ter horários fixos, por vezes das 9h00 que se estendiam às 21h00.
Mas a verdade é que o Ser Humano torna-se mais auto-confiante e capaz através de uma rotina. É através dela que construímos um ambiente saudável para o nosso dia-a-dia, evitando o stress diário através da repetição de tarefas que nos estruturam em parte os nossos horários. Enfim, não é por acaso que a repetição costuma ser um meio eficaz de aprendizagem.
(Por exemplo ter um horário para almoçar. Isto é extremamente importante para quem sofre de distúrbio de compulsão alimentar como é o meu caso por exemplo, evitamos jejuns prolongados, evitando assim futuras compulsões. criando uma habituação no organismo).
Ao estar a viver uma vida própria autónoma, a minha disciplina passa a ser baseada em mim própria e não nos "outros", isto é não rotina de uma empresa. A responsabilidade passa a estar nas minhas mãos. 
Dá que pensar: quem é contra regras e disciplina, é preciso haver essas mesmas regras e disciplina para as quebrar.
Entramos ainda no campo do auto-cuidado: ter uma rotina para acordar, tomar um duche, o pequeno-almoço, trabalhar, fazer as refeições ao longo do dia, não fazer nada, ver uma série ou ler um livro...estamos a cuidar de nós próprios! Encontramos uma organização mental e física.
E vocês já pensaram alguma vez pensaram sobre a vossa rotina?

2 comentários

Comentar post