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Joana Cavalcanti.

Tão simples assim.

Joana Cavalcanti.

Tão simples assim.

Mindful Eating - Alimentação Consciente

07.11.18, Joana Cavalcanti


Já deste por ti e por uma refeição, terminada sem sequer dar pelo sabor da mesma. Já deste por ti a comer agarrado ao telemóvel e a acabar de comer em 2 minutos, e cheio de fome ainda por cima?
De certeza que já comeste sem consciência da refeição que estavas a fazer, e acabaste a comer mais do que o necessário fisiologicamente e até ao nível depois do bem estar e prazer

Comer distraído e sem saborear, mastigar e absorver na sua essência os nutrientes que temos nas nossas refeições diárias é um dos factores que nos leva: ao aumento do peso, pois comemos mais do que o necessário; a não estarmos em sintonia com os nossos sinais de fome e saciedade, não sabendo assim distinguir quando temos fome ou não; a distracção e não estar consciente no momento pode também levar-te a comer por estados reactivos e emocionais, tudo menos fome real, algo que podes evitar estando no aqui e agora com diversas técnicas de Mindful Eating.

Um Exercício Base que podes implementar e que faz toda a diferença é este:

  • Antes de começar a comer, Para e Respira fundo. Se estiveres sozinha(o), fecha os olhos.
  • Pergunta-te a ti mesma (o) "Tenho fome de Quê?"
  • Se for fome real, nutre o teu corpo de forma consciente e calma. Se for fome emocional, não comas, procura resolver o que te preocupa ou deixa-te estar apenas com o que te incomoda sem medo. (tudo é passageiro).
  • Mastiga bem, mastiga várias vezes.
  • Sente o sabor dos alimentos, distingue os vários ingredientes.
  • Saboreia!

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